São Paulo, SP, 2002.

Vive e trabalha em São Paulo.

Amira Rodrigues é artista visual, bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Desenvolve sua pesquisa na linguagem da pintura por meio da técnica de encáustica quente, com a qual participou de diversas exposições nacionais e marcou presença nas principais feiras de arte do país.

Crescida no centro da cidade de São Paulo, a territorialidade a atravessa como marcador de identidade. Os espaços que habitam suas composições estão diretamente ligados ao seu repertório afetivo. Neles, Rodrigues insere elementos exógenos às cenas originais, em que, na tonalidade serena e na materialidade palpável da cera, o olhar repousa em arquiteturas uma vez retiradas de seu entorno. Percursos imaginários sugerem o caminhar por corredores longilíneos, a subida e descida de escadas incertas e a travessia de portais.

Suas composições evocam ambientes surreais, nos quais elementos periféricos e supérfluos se dissipam como memórias distantes, reduzidas ao essencial. A textura da superfície, por sua vez, revela o desgaste temporal da arquitetura antiga paulistana e instaura uma poética do tempo e da permanência.

Amira Rodrigues

Onde o mundo cessa, 2025

encáustica quente sobre madeira 73,5 x 38 cm

Aqui e agora: um lugar sem lugar XXXI, 2025

encáustica quente sobre madeira 21 x 25,5 cm

Cabe o nada?, 2024

encáustica quente sobre madeira 23,5 x 44,5 cm

Lá na Rua Camaragibe, 2025

encáustica quente sobre madeira 30 x 25,5 cm

Campos Elíseos, 2025

encáustica quente sobre madeira 30 x 25,5 cm

Sala São Paulo, 2025

encáustica quente sobre madeira 25,5 x 30 cm

Formação Acadêmica: Fev 2020 a Dez 2003 - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Bacharel em Artes Visuais

Cursos: 2004 - Poéticas Artísticas Contemporâneas – Instituto Tomie Ohtake | Azul da flor Clitória Ternátea com Juliana dos Santos – Pinacoteca de São Paulo | Colagem com Nino Cais – Atêlie Nino Cais

Anterior
Anterior

Adão

Próximo
Próximo

Anna Paes