Curitiba, PR, 1998.

Adão é artista visual formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especialização em pintura no Ateliê Oruniyá (Rio de Janeiro). Sua produção investiga figurações situadas – paisagens, ruínas e corpos deslocados - através de um processo de montagem e contiguidade imagética, no qual formas aparentemente desconexas estabelecem relações discursivas e sensíveis.

Em suas composições, a pintura é tensionada como superfície de conflito: borrões, manchas e tons envelhecidos – elementos tradicionais da linguagem pictórica – são ressignificados por justaposições cromáticas e cortes formais que desestabilizam suas referências primárias. Essa estratégia não apenas questiona a tradição do suporte e suas margens, mas também atualiza seu potencial narrativo na contemporaneidade, quando imagens de contextos distintos são rearranjadas em novas topografias visuais, de modo a elaborar discursos autônomos no campo de debate da arte - como se suas representações fossem capazes de sonhar.

Sua produção releva uma espécie de pintura expandida – não como meio impermeável às questões da vida, mas como campo de negociações entre memória, falha e diálogo com os apelos que o mundo e a própria vida das coisas nos apresentam.

Yago Toscano

Adão

Prospecto I, 2025

óleo sobre tela 60 x 45cm

Prospecto II, 2025

óleo sobre tela 30 x 100cm

O eremita I, 2025

óleo sobre tela 120 x 120cm

Bastiani, 2023 série Arcabouço

óleo sobre madeira 30 x 20cm

Ruína, 2023 série Arcabouço

óleo sobre tela 30 x 40cm

Parasita III , 2024

óleo sobre tela 40 x 40cm

Participa de exposições e feiras regularmente, dentre as quais se destacam: Exposição coletiva Somos Este Tipo de Gente - MAC | PR - 2025; Exposição individual Além-mar - Biblioteca Pública do Paraná | PR - 2023; SP-Arte 2024 | ArteFASAM; ArtRio 2024 | ArteFASAM; SP-Arte 2025 | ArteFASAM. Suas pinturas integram o acervo público de obras no Museu de Arte do Rio (MAR), bem como coleções particulares no Brasil, Polônia e Itália.

Próximo
Próximo

Amira Rodrigues