SP-Arte 2025
02.04.2025 – 06.04.2025 - Pavilhão da Bienal, Ibirapuera - São Paulo
Adão, Amira Rodrigues, Anna Paes, Anthony Mazza, Erika Dantas, Evandro César, Gabriel Loew, Gabriela Sacchetto, Julia Pereira, Kika Goldstein, Lilian Camelli, Liliana Alves, Simone Fontana Reis, Susanne Schirato, Ursula Tautz
Sobre moldar lembranças
O projeto de estande da ArteFASAM Galeria partiu da linha condutora das lembranças, imagens plásticas que ora se apresentam nítidas, com contornos bem delineados, ora difusas, como a sugerir possibilidades dúbias sobre a materialidade do suporte. Fechemos os olhos. E tornemos a abri-los devagar, tão lentamente quanto o tempo necessário para a retina se ajustar à luminosidade do ambiente, tão morosamente que as imagens se tornam meras sugestões, fragmentos soltos do que outrora nos foi tão evidente.
Nesse instante, com olhos outros, torna-se possível acessar a essência das obras. Há algo de fantástico, mesmo mágico, compartilhado na produção de Anna Paes e Simone Fontana Reis, que somente a permissão dos sonhos na concretude da realidade faz nascer ideias impossíveis. Entrementes, Amira Rodrigues e Liliana Alves aludem ao desbotamento das memórias antigas, aquelas que, guardadas a tanto tempo quanto o tempo da vida, perdem os elementos periféricos e dispensáveis. O que resta é nada mais que a síntese de uma sensação, mas infinitamente suficiente para ser recordada.
Fechemos novamente os olhos. E, com um esforço consciente, deixemos que os sinais elétricos tomem caminhos erráticos, e as imagens, uma vez formadas no intelecto, se formem agora no coração.
Giulia França
Curadora