Bio Ursula Tautz
Ursula Tautz nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.
Por proposições multimídia, Ursula Tautz desenvolve experiências artísticas que buscam perverter o tempo cronológico através de sua contínua transformação, gerando novas memórias e narrativas. Identidades culturais e históricas são muitas vezes evocadas através do tempo percebido pelo movimento pendular, seja um som, um balanço ou pelos badalos.
Pesquisando as relações que envolvem o habitar, o pertencer, a artista utiliza a (re)significação do espaço para o desenvolvimento de suas questões. As ocupações tendem ao uso da instalação. Destes trabalhos de grandes dimensões derivam estudos, desenhos, fotografias, objetos, vídeos. Nos últimos anos o som vem se apresentando como uma nova forma de experimentação.
A artista foi finalista do Prêmio Mercosul das Artes Visuais Fundação Nacional de Arte – FUNARTE e participou da Siart Bienal 2018 - Bienal Internacional de Arte da Bolívia em La Paz, e da residência artística Echangeur22, que resultou na exposição “Mobilité, Immobilité”, La Chartreusse, Villeneuve-lez-Avignon, França. Em 2021 participará da Bienal de Bahía Blanca, Buenos Aires, Argentina e apresentará a individual O SOM DO TEMPO no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Suas obras integram o acervo do MAR.
Formação:
2019
- Palavra e Imagem, aluno ouvinte no Programa de Pós-Graduação em Letras – PUC, Helena Martins, Rio de Janeiro.
2017
- Frequenta grupo de estudos com Keyna Eleison, Rio de Janeiro.
2016
- Expor, aluno ouvinte no Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Escola de Comunicação, Katia Maciel e André Parente, Rio de Janeiro.
2015-2016
- Frequentou grupo de estudos com Daniela Labra e Keyna Eleison, Rio de Janeiro.
2015
- O Estranho, aluno ouvinte no Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Federal Fluminense, Johannes Kretschmer, Rio de Janeiro.
2014-2016
- Frequentou grupo de estudos com Marcelo Campos, Rio de Janeiro.
2013
- Projeto de Pesquisa, Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, com Glória Ferreira e Luiz Ernesto, Rio de Janeiro.
2010
- Arte Hoje com Bob N e Marcio Botner, Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, Rio de Janeiro.
2009-2010
- Arte Moderna e Arte contemporânea, com Pedro França e Guilherme Bueno, Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, Rio de Janeiro.
2009
- Arte e Reflexão com Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale, Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, Rio de Janeiro.
2005-2009
- A Arte da Pintura e Antiformas de Intervenção com Ronaldo Macedo e David Cury, Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, Rio de Janeiro.
2009
- Arte Brasileira – 1963-2008: quatro décadas de contemporaneidade, com Reynaldo Roels Jr., Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.
2008
- Análise e Inserção na Arte Contemporânea, com Iole de Freitas, Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, Rio de Janeiro.
- Moderna e Contemporânea: passagens e persistências na arte hoje, com Paulo Sergio Duarte, Pólo de Pensamento Contemporâneo – POP, Rio de Janeiro.
2007
- Conceitos de História da Arte, com Paulo Sérgio Duarte, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro.
2006
- Frequentou grupo de estudos com Luiz Ernesto, Rio de Janeiro.
- Frequentou grupo de estudos com Alexandre Lessa, Rio de Janeiro.
1997-1999
- Experimental Design, com Richard Wilde, School of Visual Arts, Nova Iorque.
1999-1997
- Pós - Graduação em Produção Gráfica, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Rio de Janeiro.
Exposições Individuais Selecionadas
2021
- Projeto Solo tudo que se dá a ouvir -– Arte FASAM galeria de arte - ArtRio - Feira de Arte do Rio de Janeiro, RJ
- O Som do Tempo ou tudo que se dá a ouvir, curadoria Ivair Reinaldim, Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ
2019
- Cartografia do Universo Imaginado, curadoria Gisele Bento Fernandes, Arte Fasam, Belo Horizonte, Minas Gerais
2017
- Frestas por onde Muros escoam, Jardim da Reitoria da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro
2016
- Lugar Familiar, curadoria Isabel Sanson Portella , projeto Zip’up, coordenação Mario Gioia, Zipper Galeria, São Paulo
2015
- Fluidostática, curadoria Isabel Sanson Portella, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro
- Laura Erber e Ursula Tautz , Martha Pagy escritório de arte, Rio de Janeiro
Exposições Coletivas Selecionadas
2021
- Bienal de Bahía Blanca, curadoria Valeria Semilla, Daniel Besoytaorube, Yanina Bossus, Nadia Insaurraulde, Bahía Blanca , Argentina
- Circular Arte na Praça Adolpho Bloch, curadoria Marc Pottier, Praça Adolpho Bloch, São Paulo, SP
- Elogio das Superfícies, curadoria Pollyana Quintella, Arte FASAM galeria de arte, Belo Horizonte, Minas Gerais
2020
- Como habitar o presente, curadoria Érika Nascimento, Galeria Simone Cadinelli, Rio de janeiro, RJ
2019
- Chacona e Fuga, organização Ursula Tautz, Ateliê Oriente, Rio de Janeiro, RJ
- O ovo e a galinha, curadoria Ulisses Carrilho, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro, RJ
- ArtRio, Feira de Arte do Rio de Janeiro, Marina da Glória, Rio de Janeiro, RJ
- Mobilité, Immobilité, curadoria Viviana Birolli, La Chartreuse, Villeneuve-lés-Avignon, França.
- Estranhamentos, Referência Galeria, Brasília, DF
- SPArte, Feira de Arte de São Paulo, Referência galeria, São Paulo, SP
- Passeata, curadoria Isabel Portella, Galeria Simone Cadinelli, Rio de Janeiro, RJ
2018
- SIART Bolivia 2018 – Bienal Internacional da Arte, curadoria Ramón Castillo, Chile; Keyna Eleison Van de Beuque, Brasil; María Belén Sáez de Ibarra, Colombia, y Joaquín Sánchez, Bolivia/Paraguay, La Paz, Bolivia
- Fronteiras da Pintura, Fronteiras da Ilusão, curadoria Onice Moraes, Museu dos Correios, Brasília, DF
- Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria Marco Antonio Portela, Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa, Paraíba
2017
- Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria Marco Antonio Portela, Galeria Hiato, Juiz de Fora, Minas Gerais
- Aquilo que nos une, curadoria de Isabel Sanson Portella, Caixa Cultural, São Paulo
- A Mesa - Experiência nº 12, Entrepassados, curadoria Raquel Rodrigues, Morro da Conceição, Rio de Janeiro
2016
- Somos todos Clarice, curadoria Isabel Sanson Portella, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro
- Coletiva em Ipanema, curadoria Martha Pagy, Instituto Cultural Plajap, Rio de Janeiro
- Monumental Arte na Marina da Glória, curadoria Marc Pottier, Marina da Glória, Rio de Janeiro
- Gabinete Contemporâneo de Curiosidades, curadoria Marco Antonio Portela, Galeria Oriente, Rio de Janeiro
- Através do Espelho, curadoria Jozias Benedicto e Isabel Portella – Galeria Solar Meninos da Luz, Rio de Janeiro
- A Mesa no Pavilhão da Casa França-Brasil, curadoria A Mesa, coordenação de Marcelo Campos, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro
- Aquilo que nos une, curadoria de Isabel Sanson Portella, Caixa Cultural, Rio de Janeiro.
- A Mesa - Experiência nº 5, curadoria de Isabel Sanson Portella, coordenação de Marcelo Campos, Morro da Conceição, Rio de Janeiro.
- Reminiscências, curadoria de Isabel Sanson Portella, Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Rio de Janeiro.
- ADIV, curadoria de Marcos Bonisson, Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro.
2015
- Intervenções Bradesco ArtRio, curadoria de Isabel Sanson Portella, Museu da República, Rio de Janeiro.
- Estranhamentos, curadoria de Isabel Sanson Portella, Centro Cultural da Justiça Federal –CCJF, Rio de Janeiro.
Prêmios:
2016
- FINALISTA Prêmio Mercosul das Artes Visuais, Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, Ministério da Cultura – MinC, seleção de Luiza Interlenghi, Jorge Luiz Miguel e Izabel Machado da Costa, Brasília.
2010
- Programa Olheiro da Arte, seleção de Fernando Cocchiarale, Rio de Janeiro.
Residências:
2019
- Residência Artística Echangeur22, Saint-Laurent-des-Arbres, França.
2017
- Imersão mata nova, orientação Keyna Eleison, Secretário, Rio de Janeiro
Publicações:
2017
Aquilo que nos une, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Caixa Econômina Federal – CCCEF, São Paulo
2016
- Aquilo que nos une, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Caixa Econômina Federal – CCCEF, Rio de Janeiro.
- Experimentos, fotografias e texto por Isabel Portella para REVISTA RED, editado por Daniela Versiani,
- O Centro em duas coletivas, por Daniela Labra, ensaio critico para o Segundo Caderno, jornal O Globo, Rio de Janeiro.
- Sólidos e Fluídos, por Marcelo Campos, ensaio crítico para Revista DASartes, edição 44, janeiro-fevereiro, Rio de Janeiro.
2015
- O azul de Ursula Tautz e outras cinco indicações culturais, Ilustríssima Semana - o melhor da cultura em 6 indicações, pg. 2, jornal Folha de São Paulo, São Paulo.
2015
- Estranhamentos, catálogo por Isabel Portella para Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF, Rio de Janeiro.
- Dica de artista, por Daisy Xavier para coluna de Artes Visuais, Segundo Caderno, jornal O Globo, Rio de Janeiro.
2012
- “Reflexão: Cronotopos Urbanos, cidades imaginárias”, texto do artista para Jornal do Commercio, Rio de Janeiro.
Coleções Públicas:
MAR- Museu da Arte do Rio de Janeiro